Evidências de Deus , uma fé racional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Evidências de Deus , uma fé racional

este forum tem o propósito de organizar e juntar evidências científicas, filosóficas e racionais pela existência do Deus da biblia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Adesivos naturais subaquáticos: por evolução ou design?

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Otangelo



Adesivos naturais subaquáticos: por evolução ou design?

https://elohim.catsboard.com/t330-adesivos-naturais-subaquaticos-por-evolucao-ou-design

Original:
https://reasonandscience.catsboard.com/t3058-natural-underwater-adhesives-by-evolution-or-design

Um dos ambientes mais difíceis para manter a adesão é debaixo d'água. A água é conhecida como solvente universal. Tende a prevenir a adesão entre duas superfícies diluindo, dissolvendo, dispersando ou simplesmente formando uma interface entre as camadas adesivas. Então, como as criaturas que Deus criou aderem aos objetos subaquáticos?

Para desgosto do construtor naval, o mexilhão é o campeão de Deus em sistemas adesivos subaquáticos. Quando um mexilhão quer se prender a uma superfície, ele usa seu pé em forma de êmbolo para encontrar o ponto que fará a melhor união. O pé então limpa o ponto onde a cola será fixada e pressiona a superfície para baixo, forçando toda a água a sair. Em seguida, o mexilhão levanta a seção central de seu pé em forma de êmbolo, formando um vácuo para se manter firmemente no lugar. A etapa final é o mexilhão bombear um adesivo químico pelo pé, depositando a cola na área de vácuo. Este adesivo forma uma base espumosa e absorvente de choque, unida por fios individuais de cola.

A cola em si é feita de várias proteínas diferentes que são misturadas nas proporções corretas para fornecer a combinação ideal de resistência, flexibilidade e compressibilidade para o ponto de ancoragem selecionado. Os cientistas acreditam que as proteínas específicas usadas mudam as propriedades conforme as condições mudam. Isso foi recentemente cunhado como um material "inteligente".

A ciência moderna pode aprender muito sobre cola examinando o mexilhão. O mexilhão é uma maravilha do projeto de Deus e um químico sofisticado.

E aqui outro belo exemplo de biomimética, de como as soluções adotadas na natureza nos servem de exemplo:

Redes de hidrogel como adesivos de contato subaquáticos para diversas superfícies
https://sci-hub.ren/https://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2020/mh/d0mh00176g#!divAbstract

Adesivos subaquáticos com desempenho intrinsecamente resistente e estável são urgentemente necessários para aplicações ambientais e de engenharia. Os organismos marinhos inspiraram vários estudos sobre o design e desenvolvimento de adesivos úmidos. Aqui relatamos uma estratégia fácil, mas poderosa, que recapitula o processo de entrega da adesão do mexilhão, para o desenvolvimento de adesivos de hidrogel fortes e duráveis. Com a matriz de hidrogel servindo como sítios de ligação interfacial enquanto os preenchimentos de nanocristais contribuem para a coesão forte, eles demonstram excelentes habilidades de adesão a uma ampla gama de superfícies úmidas, incluindo alumínio, cerâmica, vidro, polímero e madeira. Além disso, em contraste com os produtos comerciais para colagem subaquática, os adesivos de hidrogel apresentam aumento de resistência contínuo em vez de degradação com o tempo devido aos efeitos de hidratação e capacidades de reforço intrínsecas da ye'elimita. Ao combinar sinergicamente arquiteturas de escala macroscópica e interações em nível molecular, esta estratégia de formação in situ abre uma nova rota para incorporar nanocristais na matriz de hidrogel, levando a uma solução de ligação universal em diversas superfícies subaquáticas

Adesivos Naturais Subaquáticos
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3104275/

Uma cola universal: adesão subaquática da secreção da planta carnívora papel mosca Roridula gorgonias
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4275871/

Adesivos subaquáticos naturais e bioinspirados: progresso atual e novas perspectivas
https://aip.scitation.org/doi/full/10.1063/1.4985756

Bioquímica da adesão do Barnacle: uma revisão atualizada
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmars.2019.00565/full

Adesivos naturais subaquáticos: por evolução ou design? Sem_tz59

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos