Evidências de Deus , uma fé racional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Evidências de Deus , uma fé racional

este forum tem o propósito de organizar e juntar evidências científicas, filosóficas e racionais pela existência do Deus da biblia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

As membranas celulares, origens através de mecanismos naturais ou projeto?

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Eljah888



As membranas celulares, origens através de mecanismos naturais ou projeto?

https://elohim.catsboard.com/t166-as-membranas-celulares-origens-atraves-de-mecanismos-naturais-ou-projeto

Lemos na seção:  Structural Biochemistry/The Evolution of Membranes 1) 
A membrana celular contém vários tipos de proteínas, incluindo proteínas de canal de iões, bombas de protões, proteínas G, e enzimas. Estas proteínas de membrana funcionam cooperativamente para permitir que os iões  penetram na dupla camada lipídica. A interdependência das membranas lipídicas e das proteínas de membrana bicamadas lipídicas sugere que as proteínas da membrana  co-evoluíram em conjunto com a bioenergética membrana.

O absurdo desta afirmação é evidente. Como poderiam proteínas da membrana co-evoluir, se tem de ser fabricados nas máquinas, protegidas pela membrana celular?

O aparelho de ER e Golgi em conjunto constituem o compartimento de endomembranas  no citoplasma de células eucarióticas. O compartimento das endomembranas é um local principal de síntese de lípidos, e o ER é onde não só são sintetizados lípidos , mas as proteínas ligadas a membranas e proteínas secretórias também são feitas.

Assim, a fim de produzir as membranas celulares, o reticulum endoplasmático  é necessário. Mas também o aparelho de Golgi, o peroxisomo, e as mitocôndrias. Mas estes só funcionam, se protegidos  e encapsulados na membrana da célula. O que veio primeiro, a membrana celular, ou o reticulum endoplasmático? Esta é uma das muitas  situações ovo e galinha na célula, o que indica que a célula não poderia surgir de forma gradual por etapas, como proponentes de mecanismos naturais querem fazer-nos acreditar.

Não só é a membrana da célula intrincada e complexa (e certamente não aleatória), mas tem parâmetros de ajuste, tais como o grau em que as caudas fosfolipídicas são saturadas. É outro exemplo de um design sofisticado biológico sobre o qual os proponentes de evolução só podem especular. Mutações aleatórias devem ter felizmente montados mecanismos moleculares que sentem os desafios ambientais e responder a eles, alterando a população de fosfolipídios na membrana  apenas para o caminho certo. Tais projetos são tremendamente úteis, então é claro que teria sido preservado pela seleção natural. É mais um exemplo de quão tola teoria evolutiva é à luz dos fatos científicos.


Mesmo nas células mais simples, a membrana é um dispositivo biológico de uma complexidade surpreendente que transporta diversos complexos protéicos que intermediam a importação e exportação de metabolitos e polímeros dependentes da energia - e isso bem regulado.

Notavelmente, até mesmo o autor do livro: Agents Under Fire: Materialismo e Racionalidade da Ciência, pgs. 104-105 (Rowman & Littlefield, 2004). HT: ENV. pergunta aos leitores:
Daí um paradoxo de frango e ovo: uma membrana lipídica seria inútil sem proteínas de membrana, mas como as proteínas de membrana poderiam ter evoluído na ausência de membranas funcionais?

THE CELL Evolution of the First Organism, Joseph Panno, Ph.D., page 17:
A floresta molecular de um procariota é chamada de glicocális, e sua importância para a célula não pode ser exagerada. Esta floresta dá à célula seus olhos, ouvidos e uma sensação de toque, além da maquinaria de processamento de energia. É através da glicocálise que as células aprenderam a se comunicar entre si, preparando o caminho para a aparência de criaturas multicelulares como nós.

Paul Davies, o primeiro milagre, página 48:
Todos os microorganismos são separados dos seus arredores por uma membrana ou parede celular. Na verdade, é difícil imaginar a vida sem um limite de algum tipo. A questão é, quando surgiu essa estrutura celular antes, durante ou após os principais passos químicos? Oparin era um primeiro advogado das células. Ele ficou impressionado com o fato de que as substâncias oleosas e a água não se misturam, e às vezes produzem uma suspensão conhecida como coacervação, na qual o óleo se retira em pequenas gotas. As gotas oleosas superficialmente se parecem com células biológicas. A teoria de Oparin supôs que a estrutura física da célula veio primeiro, proporcionando um vaso de contenção natural no qual algumas maravilhas moleculares poderiam prosseguir. Essa idéia tem alguma atração, porque há muitos processos físicos (não apenas óleo na água) que produzem vesículas de algum tipo. Além disso, as células fluidas e as gotículas podem se tornar instáveis ​​e divididas em duas, representando uma forma bruta de reprodução. Se um saco cheio de produtos químicos inchar e sofrer fissão, cada um dos sacos "filha" herdará a mistura química do pai.

A membrana precisa ter algumas propriedades especiais. Por exemplo, deve impedir a saída das moléculas que sustentam a vida dentro da célula, mas deixar passar as matérias-primas necessárias do lado de fora. A idéia de Oparin de rootear a origem da vida na formação de células reflete parcialmente o estado do conhecimento do dia. Os cientistas naquela época ainda estavam lutando para descobrir os processos de metabolismo e o papel das proteínas dentro da célula, com apenas a mais vaga idéia da natureza dos genes. A biologia molecular e o conhecimento do DNA ainda não existiam. Era talvez apenas natural que  Oparin não desse enfase  os aspectos genéticos da vida e deu primado aos aspectos físicos - formação e estrutura celular - que foram melhor compreendidos. Isso não faz as células - a primeira teoria errada, mas adverte que a tentação de colocar as coisas que entendemos no centro de uma teoria corre o risco de colocar o carrinho antes do cavalo. A teorização sobre a origem da vida parecia bastante especulativa na década de 1920, e poucas pessoas prestaram muita atenção às idéias de Oparin e Haldane. Uma pessoa que tomou conhecimento, no entanto, foi Harold Urey, um químico americano que ganharia um dia o Prêmio Nobel pela descoberta de deuterium. Urey percebeu que seria possível testar a teoria da sopa primordial no laboratório. Muitos anos depois, em 1953, ele se propôs a fazer exatamente isso.




1) https://en.wikibooks.org/wiki/Structural_Biochemistry/The_Evolution_of_Membranes

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos