Evidências de Deus , uma fé racional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Evidências de Deus , uma fé racional

este forum tem o propósito de organizar e juntar evidências científicas, filosóficas e racionais pela existência do Deus da biblia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O órgão bioluminescente do lula havaiano gigante. O que será que explica melhor. O design, ou evolução ?

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Admin


Admin

O órgão bioluminescente do lula havaiano gigante. O que será que explica melhor. O design, ou evolução ? 


http://elohim.heavenforum.org/t243-o-orgao-bioluminescente-do-lula-havaiano-gigante-o-que-sera-que-explica-melhor-o-design-ou-evolucao

Um caçador noturno, o lula havaiana gigante cria sua própria luz, para não ser visto, mas para ser invisível e misturar-se com o  ambiente luar e a luz das estrelas. O segredo do animal é a sua parceria com bactérias luminescentes. Essa parceria pode também realizar segredos que poderiam beneficiar-nos, mas de uma maneira aparentemente não relacionada. Pode beneficiar a nossa saúde.
Considere: A vida do lula havaiano gigante nas águas costeiras claras das ilhas havaianas. A luz da lua e as estrelas que normalmente fazem a silhueta da criatura se destacar a predadores abaixo. A lula havaiana, no entanto, emite um brilho de sua parte inferior que  imita a luz do ambiente da noite  tanto em intensidade e comprimento de onda. O resultado é como os aviões americanos stealth que não podem ser detectados pelo rada, ou seja-sem silhueta, não fica nenhuma sombra. O aparelho "high-tech" da lula é o seu órgão de luz, que abriga bactérias bioluminescentes que produzem apenas o brilho certo para camuflar seu hospedeiro.
As bactérias também podem ajudar a regular o padrão de sono-vigília da lula. Isto interessa pesquisadores, pois a lula havaiana pode não ser a única criatura onde existe uma ligação entre as bactérias e os ciclos circadianos, ou ritmos diários na atividade. Nos mamíferos, por exemplo, as bactérias que desempenham um papel na digestão podem também ser associadas com os ritmos circadianos. Perturbações destes ritmos têm sido associadas à depressão, diabetes, obesidade, e perturbações do sono. Assim, o estudo do sistema bactérias-hospedeiro da lula podem fornecer informações  sobre a saúde humana.


Um novo artigo na Science Daily, "Haja luz: Evolução das características bioluminescentes complexas podem ser previsível", fornece o comentário adicional fascinante sobre o assunto, com foco na origem independente de órgãos bioluminescentes, chamados fotóforos, em duas espécies de lula. De acordo com o artigo, "enquanto eles [os fotóforos] evoluíram separadamente, fizeram-no de uma forma muito semelhante." Na verdade, esses órgãos bioluminescentes semelhantes são um caso notável de evolução convergente bioquímica:
Eles [os pesquisadores] optaram por trabalhar com a lula havaiana  (Euprymna scolopes) e a lula swordtip (Uroteuthis edulis), espécie japoneses usada ​​para sushi. Estas espécies distantemente relacionadas são dois dos cinco gêneros conhecidos por terem órgãos bioluminescentes chamados fotóforos. Os fotóforos contem bactérias simbióticas, emissoras de luz, e as lulas são capazes de controlar a abertura do seu órgão para modular a quantidade de luz que é produzida.
Os cientistas queriam saber como fotóforos semelhantes das duas espécies se comparam em termos da sua composição genética. Para encontrar a resposta, eles sequenciaram todos os genes expressos nestes órgãos luminosos, algo que não pode ser feito usando a tecnologia de sequenciação mais antiga.
"Eles são muito mais semelhantes do que esperávamos em termos da sua composição genética", disse Oakley. "Normalmente, quando dois órgãos complicados evoluem separadamente seria de esperar que tomassem caminhos muito diferentes  evolutivos para chegar onde estão hoje. A composição genética de forma inesperada semelhante demonstra que estas duas espécies de lula tomaram caminhos muito semelhantes a evoluir essas características.
Mais especificamente, os pesquisadores demonstraram que os órgãos bioluminescentes originaram várias vezes durante a evolução das lulas e, em seguida, mostraram que os perfis de expressão gênica global (transcriptomes) subjacentes desses órgãos são bastante - mesmo previsivelmente - similares.
Mas quais são as chances de que a mesma característica complexa iria evoluir várias vezes - e desenvolver mecanismos genéticos semelhantes convergentes? professor de UC Santa Barbara Todd Oakley explica:


A probabilidade de órgãos complexos de evoluir  várias vezes com trajetórias semelhantes deve ser muito pequena, observou Oakley. No entanto, novas abordagens de bioinformática da equipe indicam a evolução de fenótipos convergentes estão associadas com a expressão convergente de milhares de genes.
Então, aparentemente, o improvável aconteceu mais e mais, e mais e mais, e mais e mais novamente - milhares de vezes.
O que você acha? Será que o órgão luz das lulas havaianas  surgiu por evolução? Ou ele foi projetado?

https://www.youtube.com/watch?v=jCU8Tuv9FrE

https://www.youtube.com/watch?v=KCobcWsYOS8

http://elohim.heavenforum.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos