Evidências de Deus , uma fé racional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Evidências de Deus , uma fé racional

este forum tem o propósito de organizar e juntar evidências científicas, filosóficas e racionais pela existência do Deus da biblia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Deus criou o mal?

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Deus criou o mal?  Empty Deus criou o mal? Qua Jan 27, 2021 1:10 pm

Otangelo



Deus criou o mal? 

Uma passagem das Escrituras parece ensinar que Deus criou o mal. Na Bíblia King James, Isaías 45: 7 diz o seguinte.
Eu formo a luz e crio as trevas: faço a paz e crio o mal: eu, o Senhor, faço todas essas coisas

No entanto, não é isso que o hebraico original diz. A palavra traduzida como "mal" é a palavra ra. Também significa tristeza, calamidade, desastre, aflições e adversidade.

Desastres naturais são resultado de um mundo caído. E quanto a terremotos, inundações, vulcões e fomes? Embora desastres naturais como terremotos e fome não sejam causados ​​por humanos, a humanidade é indiretamente responsável por sua ocorrência. Eles ocorrem como resultado de nosso pecado. Quando o pecado entrou no universo, tudo foi afetado. O sofrimento e o mal andam juntos. A ordem de funcionamento perfeita agora está contaminada pelo pecado. A Bíblia diz que toda a criação agora está sofrendo.

Pois a criação espera com grande anseio pela revelação dos filhos de Deus; pois a criação foi submetida à futilidade, não por sua própria vontade, mas pela vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação seja libertada de sua escravidão à decadência e obtenha a liberdade da glória dos filhos de Deus. Sabemos que toda a criação gemeu em dores de parto até agora; e não apenas a criação, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, gememos interiormente enquanto aguardamos a adoção, a redenção de nossos corpos (Romanos 8: 19-23)

Deus criou o mal? Cada decisão moral após a queda tornou-se uma luta entre fazer o que é bom, justo, puro e reto contra fazer o que é mau, pecaminoso, perverso e errado. O mesmo foi verdade para todas as gerações posteriores. Deus criou o mal? Não. Absolutamente não.

No início, o Senhor Deus apenas falou a palavra e criou os céus e a terra. Os blocos de construção do que vemos (e não podemos ver) estavam todos no lugar em todo o universo. Quando o Senhor terminou cada dia da criação aqui na terra, Ele disse que o que havia feito era "bom". Quando Ele terminou o sexto dia, disse que era “muito bom”. O mesmo acontecia no céu mais elevado. Deus criou o mal? Não. Absolutamente não. Alguma coisa que Deus criou mais tarde voluntariamente escolheu se tornar o mal encarnado? Sim. Primeiro, Lúcifer se rebelou contra Deus e se tornou a Serpente, o Enganador, o Diabo, Satanás. Em segundo lugar, uma multidão de anjos juntou-se à sua rebelião e se tornou anjos caídos, demônios. Todos os outros que pecaram se tornaram o mal encarnado? Não definitivamente NÃO. Existe uma diferença entre anjos e humanos. Quando Adão e Eva deliberadamente escolheram comer o fruto proibido, o mal entrou em seus corações. Cada decisão moral daí em diante tornou-se uma luta entre fazer o que é bom, justo, puro e justo contra fazer o que é mau, pecaminoso, perverso e errado. O mesmo acontecia com seus filhos e com os filhos dos filhos.

O mal não é definido por Satanás, por nós ou pelo mundo. Em vez disso, o mal é medido de acordo com o padrão glorioso de Deus. Comparado com Sua santidade, justiça, pureza e retidão, todos nós ficamos aquém (Romanos 3:23).

Felizmente, há boas notícias! O que o mal não é

1. O mal não é uma questão insignificante. “O salário do pecado é a morte.” Deixe isso penetrar. Felizmente, o versículo continua dizendo, “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 3:23). Que boa notícia, de fato!

2. O mal não é irreversível. “Ele [Jesus Cristo] deu a vida para nos libertar de todo tipo de pecado, para nos purificar e para nos tornar seu próprio povo, totalmente comprometido com as boas obras” (Tito 2:14, NLT).

3. O mal não é irresistível. "Deus é fiel; ele não permitirá que você seja tentado além do que pode suportar. Mas, quando você for tentado, ele também providenciará uma saída para que você possa suportá-la ”(1 Coríntios 10:13).

4. O mal não é inevitável. “Toda a glória a Deus, que é capaz de impedir que você caia e irá trazê-lo com grande alegria em sua gloriosa presença sem uma única falta” (Judas 1: 24-25, NLT).

O que é o mal
1. O mal está embutido no coração de cada ser humano desde a queda de Adão e Eva (Gênesis 3: 6-7; Isaías 53: 6; Isaías 64: 6; Jeremias 17: 9).

2. O mal é expresso de mil maneiras, incluindo adultério, amargura, blasfêmia, cobiça, inveja, imoralidade, assassinato, opressão, perseguição, orgulho, racismo, raiva, roubo e saque.

3. O mal está rapidamente nos arruinando. Depois de anos de governo justo, o rei Davi quebrou metade dos Dez Mandamentos em rápida sucessão (2 Samuel 11: 1-27). Os efeitos perseguiram o povo de Deus por décadas, apesar de sua humilde confissão de pecado (Salmo 51).

4. O mal cometido pelos perpetuamente impenitentes será julgado pelo próprio Deus. “Vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e os livros foram abertos ... Os mortos foram julgados de acordo com o que haviam feito” (Apocalipse 20: 7).

Exemplos bíblicos a serem observados
1. Como Eva, eu sei com certeza que Deus perdoa até o pior dos pecados (Gênesis 3:21).

2. Como Noé, eu vivo uma vida sem culpa, mesmo sendo o único que faz isso (Gênesis 6: 9).

3. Ao contrário de Arão, não desisto da pressão dos outros para redefinir Deus (Êxodo 32: 2).

4. Ao contrário de Sansão, não me deixarei ser governado por paixões e concupiscências pecaminosas (Juízes 16: 1).

5. Como Manassés, sei que não é tarde demais para voltar para Deus, arrepender-se e pedir Seu perdão, não importa o quão horríveis meus pecados passados ​​(2 Crônicas 33:13).

6. Como Isaías, sofro pelos pecados de minha nação e desejo que muitos mais confiem no Senhor (Isaías 6:13).

7. Ao contrário de Jonas, estou feliz por Deus estender Seu amor até mesmo às pessoas mais rebeldes (Jonas 3: 10-4: 4). 8. Como o ladrão moribundo, posso confiar em Deus hoje e receber perdão dos pecados, vida eterna e um lugar na família de Deus para sempre (Lucas 23:42).

Comandos bíblicos a obedecer
1. Odeio o que é mau e pecaminoso - e amo o que é bom e justo (Salmo 5: 5; Salmo 45: 7; Salmo 97:10; Provérbios 11:27; Amós 5: 14-15; 1 Timóteo 6:11 ; 1 Pedro 3:11; 3 João 11).

2. Temo a Deus, não me associe aos malfeitores e não siga seus exemplos (Êxodo 23: 2; Salmo 1: 1; Salmo 18:21; Salmo 26: 5; Provérbios 4:14; Provérbios 24:21; 2 Coríntios 6: 14-15; 1 Pedro 4: 4; 2 Pedro 2: 1-3; Judas 8-11).

3. Eu perdôo aqueles que pecam contra mim (Mateus 6: 12-15; Mateus 18: 21-35; Efésios 4:32).

4. Agradeço ao Senhor Jesus por morrer na cruz em meu lugar pelos meus pecados (Isaías 53: 8; Isaías 53:12; Mateus 27:35; Marcos 10:45; Romanos 4: 23-25; 1 Coríntios 15: 3-5; 1 Pedro 2:24).

5. Confesso meus pecados ao Senhor e peço Sua purificação e perdão (Deuteronômio 10:16; Deuteronômio 30: 6; 1 Reis 8:30; Salmo 19:12; Salmo 25: 7; Salmo 51: 2-10; Salmo 79: 8-9; Provérbios 20: 9; Isaías 1:18; Jeremias 4: 4; Daniel 9:19; Daniel 11:35; Daniel 12:10). Veja também Mateus 6:12, Lucas 8: 13-14, Atos 3:19, Atos 15: 9, 2 Coríntios 7: 1, Efésios 5:26, Tito 2:14, Hebreus 1: 3, Hebreus 10: 2, 1 Pedro 1: 2, 1 Pedro 1:22 e 1 João 1: 7-9.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos