Evidências de Deus , uma fé racional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Evidências de Deus , uma fé racional

este forum tem o propósito de organizar e juntar evidências científicas, filosóficas e racionais pela existência do Deus da biblia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Quem criou Deus ?

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Quem criou Deus ?  Empty Quem criou Deus ? Seg Jun 16, 2014 4:42 pm

Elohim888



QUEM CRIOU DEUS?

1. Os seres contingentes ou não necessários dependem de uma causa externa que os fez vir à existência - o universo físico - também é contingente.
2. Como essa causa externa deve estar fora de todo o conjunto de coisas contingentes, ela mesma não pode ser contingente. Esta causa é necessária.
3. Ei, pronto, nós demonstramos que existe um ser necessariamente existente, incriado, não contingente, que causa todas as outras coisas! E isso, claro, é Deus.

Essa é uma pergunta muito comum feita por ateus. Há consenso na ciência de que o universo provavelmente teve um começo. Se o cosmos não tivesse começo, então teria que haver uma série infinita de eventos passados. No entanto, é impossível atravessar um infinito real. Portanto, o universo não pode ser infinitamente antigo. Além disso, se o cosmos fosse infinitamente antigo, teria atingido a entropia máxima há muito, muito tempo atrás. Como não atingiu a máxima entropia, ela não pode ser infinitamente antiga sem violar a segunda lei da termodinâmica. Embora físicos como Krauss e Hawking falem sobre "o universo se criando a partir do nada", eles estão usando a palavra "nada" para significar a energia do vácuo, que não é um verdadeiro nada. Para ser mais preciso, o ser não pode emergir do não-ser. Se todo o cosmos veio de algo, essa coisa deve transcender nosso cosmos, isto é, deve existir além dos limites de nosso contínuo espaço / tempo. Podemos chamá-lo de a primeira causa. O criador deve ser um poder auto-existente. Ele não é criado; Ele é eterno. Ele é Aquele que trouxe tempo, espaço e matéria para a existência. Como o conceito de causalidade trata de espaço, tempo e matéria, e como Deus é quem trouxe o espaço, o tempo e a matéria para a existência, o conceito de causalidade não se aplica a Deus, pois é algo relacionado à realidade do espaço. tempo e matéria. A causa do universo deve ter sido não material porque se a causa fosse material / natural, estaria sujeita às mesmas leis de decadência do universo. Isso significa que teria que ter um começo em si e você tem o mesmo problema que ciclos de nascimentos e mortes de universos. Assim, a causa do começo do universo deve ter sido sobrenatural, isto é, não material ou espírito - uma causa fora do espaço - tempo - matéria. Tal causa não estaria sujeita à lei da decadência e, portanto, não teria um começo. Ou seja, a causa tinha que ser um espírito eterno.

Além disso, Deus não é complexo. Deus é uma entidade notavelmente simples. Como uma entidade não física, uma mente não é composta de partes, e suas propriedades salientes, como autoconsciência, racionalidade e volição, são essenciais para ela. Em contraste com o universo contingente e variegado, com todas as suas quantidades e constantes inexplicáveis, uma mente divina é surpreendentemente simples. Certamente, tal mente pode ter idéias complexas - pode estar pensando, por exemplo, no cálculo infinitesimal -, mas a própria mente é uma entidade notavelmente simples.

http://teonismo.wikia.com/wiki/Quem_criou_Deus%3F

A necessidade de uma causa para a existência de uma entidade só existe em termos da existência de uma segunda entidade caso a primeira seja uma entidade contingente, i.e. uma entidade que existe dependendo de outra numa relação causa/efeito. Isso não ocorre quando se trata de entidades necessárias, cuja causa não é exterior, mas simplesmente não precisa de nenhuma causa - tal entidade existe por si mesma. No caso, se Deus existe, então Ele é uma entidade necessária; logo, não há nenhuma causa externa a Ele, nenhum "Criador do Criador". No momento em que tal pergunta é efetuada, a definição de Deus como entidade necessária é quebrada e está-se a tratá-Lo como uma entidade contingente, uma ação inválida.
Relacionado à isso, constata-se também que Deus é, por atributo, eterno e atemporal; Ele não só não precisa, como também não tem nenhuma causa que O originou, desenhou ou causou; Deus sempre existiu e existiu por conta própria. Perguntar, portanto, "quem criou Deus?" é perguntar "quem criou o incriado Criador?", e semelhantemente "quem desenhou o Desenhista?" é o mesmo que "Quem desenhou o Desenhista não-desenhado?" e bem assim "o que causou a Causa?" é o mesmo que perguntar "o que causou a causa não-causada?", é logicamente inconsistente tal qual desejar desenhar um triângulo de quatro pontas ou um círculo de quatro lados.

https://elohim.catsboard.com/t107-quem-criou-deus

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos