Evidências de Deus , uma fé racional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Evidências de Deus , uma fé racional

este forum tem o propósito de organizar e juntar evidências científicas, filosóficas e racionais pela existência do Deus da biblia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Mal: Por que Deus permite o mal e o sofrimento no mundo?

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Otangelo



Mal: Por que Deus permite o mal e o sofrimento no mundo?

Deus, sendo maximamente grande, deve ter onisciência.
A onisciência exige uma perspectiva objetiva porque a subjetividade é resultado do conhecimento e compreensão parciais.
Onisciência objetiva significa que Deus será capaz de discernir o que é bom em todos os momentos e em todos os cenários possíveis. Não apenas permite, mas logicamente exige isso.
Humanos com livre arbítrio governam o mundo. O livre arbítrio é um bem necessário porque é a única coisa da qual a personalidade pode ser feita. Portanto, o verdadeiro problema é a humanidade, não Deus, e o que fazemos com nosso livre arbítrio.

Todo bom pai corre riscos ao permitir que seus filhos tenham liberdade para aprender e fazer coisas novas. Em algum momento, seu filho cairá ao aprender a andar e enfrentará riscos ainda maiores à medida que crescer e aprender. Deus diz o que é bom e como viver, mas nós escolhemos fazer o bem ou o mal. Deus nos manda não fazer o mal, mas não nos restringe para que não possamos fazer o mal. Ele deu governo para punir o mal e fazer com que pessoas más se restringissem. Em última análise, Deus nos criou para ter um relacionamento de amor, mas todo amor é voluntário. Tem que ser assim Para poder escolher o amor, também precisamos ter a capacidade de escolher odiar.

Você está tentando fazer um julgamento moral contra Deus como se permitir o mal fosse "errado". Onde, como ateu, você poderia obter algum padrão pelo qual pudesse declarar que qualquer ação é moralmente errada, quer essa ação fosse realizada por Deus ou pelo homem? Em seu mundo existe apenas o reino material e, de acordo com o ateísmo, o Universo é meramente uma placa de Petri produzida acidentalmente contendo entidades orgânicas e inorgânicas, mas sem nenhuma lei moral ou propósito final. Se a sua visão for factualmente precisa, então doenças, catastrofias, permitir qualquer tipo de sofrimento ou maldade podem ser uma experiência temporariamente desagradável para certas unidades orgânicas sem valor, mas nada, incluindo a inflição de doenças a bebês inocentes, poderia ser realmente , moralmente errado. Este é apenas um dos muitos problemas de base do ateísmo. Ele não deixa você sem base ou padrão ao qual possa apelar, pelo qual qualquer coisa ou ação possa ser condenada como errada ou má. Então, se você realmente acredita no que diz que acredita, por que a indignação com as doenças? Você deveria estar celebrando a brutalidade da natureza nua. É apenas o Universo material, não planejado, diminuindo o rebanho aleatoriamente, lembra? Ou você esqueceu? Parece que você acredita em Deus, mas você simplesmente não gosta Dele.

Você, como ser finito, se considera digno de criticar a Deus. A arrogância de tal é monumental. Você percebe isso? Você, com compreensão E perspectiva limitada, considerou-se mais do que igual a Deus, seu criador? Capaz de julgar Suas ações e motivos e os benefícios que eles trazem? Você está falando sério? Você sabe como criar uma célula simples? Você sabe como criar vida? Você tem o poder de fazer coisa QUALQUER? Você sabe como criar um planeta que dê suporte à vida? Você sabe como criar um clima e meio ambiente em tal planeta? Você sabe como criar uma tempestade e tem o poder de fazer chover? Você tem o poder de fazer as estações irem do verão ao outono ... ao inverno ... à primavera? Você sabe como imprimir aos animais o instinto de se reproduzir e agir para se proteger de predadores? Em sua sabedoria, você criou o sistema perfeito para a justiça entre os humanos e se considera uma autoridade no que é MELHOR para todos? Você conhece o funcionamento interno da mente ... e do coração e é capaz de agir em benefício de ambos em cada empreendimento? Você sabe qual é o seu propósito? Você sabe por que você recebeu os dias que você tem? Supondo que você tenha uma esposa ... você sempre sabe como amá-la e tratá-la como deveria? Você gosta disso? Supondo que você tenha filhos ... você soube a cada momento exatamente o que era melhor e fez isso ao criá-los? Você os amou pelo seu melhor ... pelo seu sucesso total? Ou você gostaria de um manual de instruções para responder à incrível responsabilidade de criar filhos? Se em alguma coisa eu mencionei, você tem que responder honestamente ... eu ... não ... sei. Então você é incompetente para criticar a Deus. O fato de você não entender ... deve encorajar a humildade ... não o julgamento. Deve encorajar o pedido de sabedoria de Deus. Sua resposta para você? Provérbios 1: 7 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os tolos desprezam a sabedoria e a instrução. E ainda: Provérbios 3: 7 O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento, mas os tolos desprezam a sabedoria e a instrução .. O conselho de Deus para você? Proverbs 2: 6-7 6 Não abandones a sabedoria, e ela te protegerá; ame-a, e ela cuidará de você. 7 O princípio da sabedoria é este: Obtenha sabedoria. Embora custe tudo o que você tem, procure entender. Reflita sobre isso: 1ª Co 1:25:25 Pois a loucura de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana. E finalmente ... você está sozinho na conquista de SABEDORIA? Não. James 1: 5 5 Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá generosamente sem culpar, e ser-vos-á dada. Assim como a Salvação para cada pessoa está presente quando se pede ... assim também está a SABEDORIA de encarar a vida corretamente.



Última edição por Otangelo em Sáb Fev 06, 2021 6:03 am, editado 3 vez(es)

Otangelo



Os críticos do Cristianismo, fazem esta pergunta. Se Deus é todo-poderoso e amoroso, então por que Ele permite o mal e o sofrimento no mundo? Várias respostas foram dadas, mas é impossível resolver o problema permanentemente porque muitas de nossas respostas levantam outras questões. No entanto, nossa falta de capacidade de responder completamente à pergunta não significa que não possamos oferecer soluções. Em primeiro lugar, é possível que Deus tenha razões para permitir a existência do mal que simplesmente não podemos compreender. Nisto, o cristão pode ter confiança em Deus sabendo que Seus caminhos estão acima dos nossos (Isaías 55: 8-9). Como diz a Bíblia, o justo viverá pela fé (Hab. 2: 4). Em segundo lugar, Deus pode estar deixando o mal seguir seu curso para provar que o mal é maligno e que o sofrimento, que é o produto infeliz do mal, é mais uma prova de que qualquer coisa contrária à vontade de Deus é ruim, prejudicial, dolorosa e leva à morte. (Gênesis 2:17; Rom. 6:23). Deus deu a Adão domínio sobre o mundo (Gênesis 1:28). Quando ele se rebelou contra Deus, ele colocou em movimento toda uma série de eventos e mudou a própria natureza do homem e da criação. Ambos foram afetados pelo pecado. A criação não era mais um paraíso, mas gerou espinhos e abrolhos (Gênesis 3: 17-18; Rom. 8:22). Pessoas se tornaram pecaminosas (Rom. 5:12; Efés. 2: 3), que odiavam a Deus (Rom. 3: 9-12), etc. A única conclusão para tal situação é a morte. Jesus disse: “E se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria: mas por causa dos eleitos, esses dias serão abreviados” (Mt 24:22).

A Cruz
Pecado é rebelião contra Deus e Sua ordem criada, mas Deus não nos deixou sozinhos neste mundo caído. Ele continuou a entrar neste mundo, apontando-nos para Ele mesmo, para a verdade, para a moralidade, pureza e amor. Deus permitiu que o mal e o sofrimento no mundo levassem Seu Filho à cruz para que tivéssemos a oportunidade de obter a vida eterna. Nisso, Deus não se afastou da criação decaída, mas entrou nela ao se tornar Jesus. Deus trabalha no mundo caído para efetuar mudanças e usa pessoas caídas para cumprir Sua vontade. Nisto, Ele está provando Sua soberania sobre o mal, o sofredor e os rebeldes, provando que o pecado e o mal são totalmente fúteis e que Ele é digno de honra e glória. Uma terceira possível razão pela qual Deus está deixando o mal acontecer é que no dia do julgamento, o condenado não terá o direito de dizer que sua sentença é injusta. Deus não está impedindo as pessoas de exercerem seu livre arbítrio. Pense nisto: Se alguém disse que Deus deve parar o mal e o sofrimento, então Deus deve parar todo o mal e o sofrimento? Se Deus apenas impedisse parte disso, ainda estaríamos nos perguntando por que ele existe. Portanto, se queremos que Deus pare o mal e o sofrimento, Ele deve parar com tudo isso. Não temos problema com isso quando significa impedir uma catástrofe, ou um assassinato, ou um estupro. Mas e quando alguém pensa em algo mau? O mal é destrutivo, seja encenado ou não. O ódio e a intolerância no coração de alguém estão errados. Se estiver errado, e se Deus quiser parar todo o mal, então Ele deve impedir essa pessoa de pensar seus próprios pensamentos. Para fazer isso, Deus deve remover sua liberdade de pensamento. Além disso, qual pessoa na terra não pensou em algo mau? Deus seria obrigado, então, a impedir todas as pessoas de exercerem seu livre arbítrio. Isso é algo que Deus escolheu não fazer. Portanto, podemos dizer que uma das razões pelas quais Deus permite o mal e o sofrimento é o livre arbítrio do homem.

Quarto, é bem possível que Deus use o sofrimento para fazer o bem. Em outras palavras, Ele produz paciência por meio da tribulação (Rom. 5: 3). Ou Ele pode desejar salvar alguém por meio disso. Veja, por exemplo, o relato de José que foi vendido como escravo por Seus irmãos. O que eles fizeram foi errado e Joseph sofreu muito por isso. Mas, mais tarde, Deus levantou José no Egito para fazer provisões para o povo daquela terra durante a seca de sete anos. Não apenas o Egito foi salvo, mas também sua família e irmãos que o venderam como escravo. José finalmente diz a eles: “Vocês intentaram isso para o mal, mas Deus quis isso para o bem” (Gênesis 50: 15-21). Claro, o maior exemplo de Deus usando o mal pelo bem é a morte de Cristo. Pessoas más o trouxeram à cruz, mas Deus usou aquela cruz como um meio para salvar o mundo. Mas então devemos perguntar se isso é verdade, estamos trabalhando contra Deus trabalhando contra o mal e o sofrimento? Não, nós não somos. Deus diz que não quer que pequemos e soframos. Mas é simplesmente verdade que Deus pode usar o mal apesar de sua aparente natureza desprezível. Deus está no mundo usando o mundo e suas falhas para Sua glória e o benefício daqueles que O ouvem. Mas então, o que dizer daqueles que parecem sofrer inocentemente sem nenhum benefício resultante? E a mulher que é estuprada ou o espectador inocente que é morto por uma bala perdida. Em ambos os casos, as vítimas e familiares não sofrem nada além de dor e perda. Que bom pode ser isso? Acho que a resposta é dupla. Em última análise, ninguém é inocente. Todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rom. 3:23) e são por natureza filhos da ira (Ef. 2: 3). Não há nenhum inocente. Embora isso seja biblicamente correto, não satisfaz a questão emocionalmente. Por que os bebês pequenos sofrem por coisas que não fizeram? Devo reconhecer que não sei. Em última análise, devemos confiar em Deus, que conhece o início do fim e vê o quadro geral. Ele terá a palavra final e será vindicado.

Conclusão
O sofrimento é o resultado do pecado humano. O mundo não é como Deus o criou e, por causa disso, todos são vulneráveis ​​aos efeitos do pecado no mundo. Por que uma pessoa sofre e outra não? Por que as catástrofes acontecem para alguns e não para outros? É porque o pecado está no mundo. Mas chegará o dia em que o Senhor retornará e limpará este mundo de todo pecado e sofrimento. “E Deus enxugará de seus olhos todas as lágrimas; e não haverá mais morte, nem tristeza, nem clamor, nem haverá mais dor: porque as coisas anteriores já passaram ”(Ap 21: 4).

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos