Evidências de Deus , uma fé racional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Evidências de Deus , uma fé racional

este forum tem o propósito de organizar e juntar evidências científicas, filosóficas e racionais pela existência do Deus da biblia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Presupposição

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Presupposição Empty Presupposição Seg Mar 15, 2021 1:57 pm

Otangelo



Presupposição

https://elohim.catsboard.com/t370-presupposicao

Os ateus não podem fundamentar fundamentalmente nada, isto é: 1. A própria existência: o ser não pode vir do não-ser ou não-existência. Nem pode haver uma série infinita de eventos no passado. 2. O sentido da vida: Não pode haver sentido fundamental se não houver Deus que nos criou para um propósito específico e se nossas vidas deixarem de existir um dia. 3. O valor da vida humana: Sem Deus, não pode haver valor intrínseco, de santidade ou inerente à vida humana, não pode haver medida para distinguir por que uma barata é menos valiosa que o homem. 4. Valores morais: os ateus também pressupõem que existem valores morais objetivos - como é errado torturar e matar bebês para se divertir. Mas os ateus não podem consistentemente alegar que quaisquer valores morais existam se não houver uma entidade superior prescrevendo que estabeleça "deve ser". 5. Saber o que é objetivamente (ontologicamente) verdadeiro em relação à realidade: Se Deus não existe, não há ponto de referência para sabermos o que é, em última análise, verdadeiro e real. Pode ser qualquer coisa. Podemos existir em uma matriz, podemos ser o experimento de uma forma de vida alienígena fora do universo. 6. Raciocínio sólido: se nossas características biológicas e, mais importante, nossa maquinaria cognitiva evoluíram a partir de algumas forças evolutivas da natureza, como podemos confiar em nosso cérebro e em nosso pensamento? o próprio pensamento, crença ou confiança no naturalismo que são produtos de forças cegas ou não guiadas da natureza ?? 7. Lógica: a lógica objetiva não pode ser baseada em nossas mentes subjetivas, um universo não estático ou abstrações imateriais fora de uma mente. 8. Inteligibilidade: Ser último e singular significa ser a fonte de todas as possibilidades. Como podemos estabelecer o que é possível e impossível sem fazer referência a Deus? 9. Uniformidade na natureza: Para entender nossa existência, precisamos pressupor um universo ordenado, governado por leis físicas. Os ateus têm que presumir isso sem ter uma explicação de por que é assim. Um ateu não tem respostas para o por que as condições iniciais e por que as leis físicas existem. Eles têm que pressupor a inteligibilidade da ordem criada sem ter uma justificação desse estado de coisas.

Os ateus não podem fundamentar fundamentalmente nada, isto é:

1. A própria existência
2. O sentido da vida
3. O valor da vida humana
4. Valores morais
5. Saber o que é objetivamente (ontologicamente) verdadeiro em relação à realidade
6. Raciocínio sólido
7. Lógica
8. Inteligibilidade
9. Sua mente e consciência
10. Uniformidade na natureza.

1. A existência não pode vir da não existência. Tomás de Aquino: Por definição, um efeito não contingente causa a si mesmo. Esses efeitos não são observados. Se um efeito causou a si mesmo, ele precisaria ter existido antes de si mesmo.

2. Não pode haver significado fundamental, se não houver Deus que nos criou para um propósito específico, e se nossas vidas deixarão de existir um dia. Se for assim, no dia em que deixarmos de existir, mesmo SE houver um Deus, o que fizemos durante nossa vida acabará por deixar de ter um significado fundamental. É apenas uma transição momentânea do esquecimento para o esquecimento.

3. Sem Deus, não pode haver valor intrínseco, santidade ou inerente à vida humana, não pode haver medida para distinguir por que uma barata é menos valiosa do que o homem.

4. Os ateus também pressupõem que existem valores morais objetivos - como é errado torturar, estuprar e matar bebês para se divertir. Mas os ateus não podem consistentemente alegar que quaisquer valores morais existam se não houver uma entidade superior prescrevendo que estabeleça "deve ser".

5. A verdade pode ser definida como aquilo que corresponde à realidade. No entanto, como podemos saber o que é a realidade? Se Deus não existe, não há ponto de referência para sabermos o que é, em última análise, verdadeiro e real. Pode ser qualquer coisa. Podemos existir em uma matriz, podemos ser o experimento de uma forma de vida alienígena fora do universo, podemos ser o subproduto de um multiverso. Talvez o solipsismo seja verdade. Qualquer que seja. Ficamos com o sóbrio reconhecimento de que nossas vidas são, em última análise, absurdas. Isso leva ao niilismo.

6. Os ateus não podem confiar em seu raciocínio e não têm justificativa para isso. J. B. S. Haldane, British Evolutionist. “Se meus processos mentais são determinados inteiramente por movimentos de átomos em meu cérebro, não tenho razão para supor que minhas crenças sejam verdadeiras - e, portanto, não tenho razão para acreditar que meu cérebro é composto de átomos.” Os ateus presumem que seus sentidos e capacidade de raciocínio estão digerindo com precisão as informações ao nosso redor. C.S. Lewis: Supondo que não houvesse inteligência por trás do universo, nenhuma mente criativa. Nesse caso, ninguém projetou meu cérebro com o propósito de pensar. Acontece apenas que, quando os átomos dentro do meu crânio acontecem, por razões físicas ou químicas, de se organizarem de uma determinada maneira, isso me dá, como subproduto, a sensação que chamo de pensamento. Mas, em caso afirmativo, como posso confiar que meu próprio pensamento é verdadeiro? Mas se não posso confiar em meu próprio pensamento, é claro, não posso confiar nos argumentos que levam ao ateísmo e, portanto, não tenho razão para ser ateu ou qualquer outra coisa.

7. E quanto às leis da lógica? Os ateus têm que assumi-los. Que é outro pressuposto que a maioria dos humanos sustentam. Entidades imateriais, como a verdade objetiva, são um mito, pois até mesmo os princípios mais básicos da lógica são todos produzidos por um acidente aleatório, assim como o cérebro.

8. Inteligibilidade: o "realismo ingênuo" de Russell (as coisas são o que parecem) é a ideia de que nossas percepções sensoriais de cor, forma, dureza, etc. conduzem nosso conceito de realidade e produziu a busca da realidade: Física. No entanto, não são coisas da física, que vai mais fundo do que a cosmética do objeto observado e mostra que as coisas não são “o que parecem”.

9. A mente ateísta reconhece apenas efeitos “Naturais” e Materiais ”, rejeitando tudo que não pode ser provado empiricamente ou forense. Portanto, a mente ateísta também deve rejeitar a existência de uma mente, uma vez que tal intangível não pode ser provado empiricamente ou forense.

10. Para compreender nossa existência, precisamos pressupor um universo ordenado, governado por leis físicas. Os ateus têm que presumir isso sem ter uma explicação de por que é assim. Um ateu não tem respostas para por que as condições iniciais e por que as leis físicas existem. Eles têm que pressupor a inteligibilidade da ordem criada sem ter uma justificação desse estado de coisas.

Presuppositionalism
https://reasonandscience.catsboard.com/t3116-presuppositionalism

2Presupposição Empty Re: Presupposição Dom maio 30, 2021 3:49 pm

Otangelo



1. Deus, que é o último ponto de referência, eterno e absoluto, é a pré-condição necessária, a fonte do que é, pode ser ou não ser, e para impor a regularidade na natureza.
2. O universo, para existir e operar de maneira ordenada e estável, para permitir átomos, planetas, química, moléculas e vida, requer que forças sejam criadas, para ter identidade ao longo do tempo, o princípio da identidade, ser constante, ter as forças certas e constantes de acoplamento certas entre si.
3. Se não fosse esse o caso, então essas forças iriam e poderiam adotar qualquer estado espontâneo, valores, constantes de acoplamento e irromper de uma maneira caótica estocástica.
4. O universo opera com base em quatro forças fundamentais, que são estáveis, constantes, seguras e permitem um universo que permite a vida.
5. Portanto, a instanciação das forças fundamentais, as constantes de acoplamento, e a garantia de que sejam constantes, foi instanciada por Deus.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos