Evidências de Deus , uma fé racional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Evidências de Deus , uma fé racional

este forum tem o propósito de organizar e juntar evidências científicas, filosóficas e racionais pela existência do Deus da biblia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

a fé racional

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1a fé racional Empty a fé racional Seg Ago 24, 2009 6:38 am

Elohim888



É POSSÍVEL TER UMA FÉ RACIONAL?

http://alogicadosabino.wordpress.com/2008/09/26/e-possivel-ter-uma-fe-racional/



Por que razão acreditar em Deus? Por que dizemos que o Universo foi criado por Deus? Questões-chave que nos remetem para a raíz da nossa existência.
Tudo aquilo que tem um início tem uma causa. Nós sabemos que o Universo teve um início, portanto, o Universo teve uma causa, causa essa que está para além das propriedades intrínsecas do Universo. No início de tudo, apareceu não só a matéria e a energia, como também o próprio tempo e o espaço. Como é que o tempo e o espaço foram criados? Se nada existir, nada pode ser criado.
Imagina que estás comigo num café. De repente, ouves uma explosão. Perguntas-me o que foi aquilo. Se eu te responder “Nada”, facilmente te apercebes que ou estou a brincar ou não estou nem aí para o que estás a dizer. Se colocares uma caixa vazia em cima da tua cama, podes esperar o tempo que quiseres que nada vai aparecer dentro dela, por processos naturais e sem assistência externa. Por que achas que o mesmo não se aplica à origem do Universo? O Universo precisou de um impulso inicial, alguém “carregar no botão on“.
O Universo não pode ter-se criado a si mesmo, porque isso significa que ele (ou algo) já existia antes de ter sido criado, que é uma lógica absurda. A causa deste Universo tem de ser imaterial, intemporal e poderosa:
a) Se criou o tempo, não pode estar sujeita a esse tempo. Esta causa é intemporal ou eterna.
b) Se criou o espaço e a matéria, não pode estar sujeita a esse espaço e matéria. Esta causa é imaterial ou espiritual.
O que nos leva a concluir que esta causa é, também, poderosa. Pelo menos mais poderosa do que aquilo que criou.
É aqui que o ateu evita a conclusão óbvia de reconhecer que o Universo foi criado por Deus.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos