Evidências de Deus , uma fé racional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Evidências de Deus , uma fé racional

este forum tem o propósito de organizar e juntar evidências científicas, filosóficas e racionais pela existência do Deus da biblia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Design inteligente é ciência ?

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Design inteligente  é ciência ?  Empty Design inteligente é ciência ? Dom Jan 10, 2016 8:55 am

Admin


Admin

Design inteligente  é ciência ?

http://elohim.heavenforum.org/t215-design-inteligente-e-ciencia

Sim, claro !

Existem basicamente duas alternativas de mecanismos de como o mundo natural foi causado e criado. Inteligência, e não inteligência. Se inteligência não foi envolvida, o que resta, é nada. O nada como origem de todo mundo físico.

1. Inteligência ( um processo mental , que tem a  capacidade de alguém/algo usar e ter lógica, informação, abstração, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas.

2. Chance . O que é chance ? Em Probabilidade e Estatística, a chance de ocorrência de um evento é a probabilidade de ocorrência deste evento dividida pela probabilidade da não ocorrência do mesmo evento. Chance não é uma força, não é uma causa, um agente que faz. Chance não é uma coisa. Portanto , o naturalista atribui ao nada o poder de causar mudança. 

Isto é uma dicotomia falsa ? 

Não. Todas as possibilidades e sugestões de origens ( multiversos, universos oscilantes, teoria de branas, flutuações quânticas, um universo sem começo, eterno, o Big Bang sem causa, ou ET's, vários deuses, panteísmo, deísmo, monoteísmo etc. ) recaem para uma ou outra categoria. Dizer, que pode haver outra opção desconhecida por nós, é um argumento das lacunas , e racionalmente não se sustenta. 

Objeção:  Não aleatoriedade é uma gama de uma quantidade infinita de coordenadas entre um extremo (aleatório) e outra extremidade oposta do espectro (inteligência). Entre esses extremos opostos polares são diferentes graus de processos e eventos não aleatórios. 

Resposta : existe uma linha de divisão , indivisível, entre o consciente, e o não consciente. Ou alguém é , ou não é consciente. Todos os degraus de consciente , mesmo que seja ínfimo, fazem parte do ser consciente. Portanto há apenas duas categorias . 1. A matéria inconsciente, e a realidade não material do consciente, inteligente, espiritual. As duas realidades são fundamentalmente distintas, e não há uma realidade intermediária.


Como Einstein habilmente disse : Einstein's Gulf: Can Evolution cross it? by John Oller, Ph.d
Albert Einstein, sem dúvida, um dos maiores cientistas de todos os tempos , descreveu o " abismo " que separa logicamente o mundo concreto dos objetos firmes , de um lado, e do mundo abstrato das idéias , por outro . Ele escreveu: . Nós temos o hábito de combinar alguns conceitos e relações conceptuais (proposições ) de forma definitiva com certas experiências sensoriais que não se tornam conscientes do abismo intransponível - logicamente que separa o mundo de experiências sensoriais do mundo dos conceitos e proposições

De um lado , vemos o mundo real dos objetos , eventos e relações espaço-tempo tensionais . Por outro lado , encontramos representações totalmente abstratas que contêm informações sobre o mundo material. Essa informação articulada é captada pela primeira vez por nossos sentidos , secundariamente por nossas ações corporais , e em terceiro lugar pela nossa capacidade de usar uma ou mais línguas particulares . Entre os dois reinos , encontramos o que parece ser um abismo intransponível .

Uma pequena parte do problema dos proponentes de naturalismo é que objetos duros nunca são observadas espontaneamente a transformar-se ( em sua própria fiança ) em idéias abstratas .

Defensores do naturalismo metodológico muitas vezes invocam a definição de "critérios de demarcação" que dizem que toda ciência deve ser observável, testável, falsificável, preditiva e repetível. A maioria dos filósofos da ciência porém agora descartam estes critérios porque há muitas exceções às regras que estabelecem a prática da ciência.

Nem toda ciência envolve entidades observáveis ou fenômenos repetíveis, por exemplo nós não temos como voltar atrás no tempo, para observar o que causou o universo, as estrelas, a terra, e sistemas biológicos, e a biodiversidade. Não temos como ser  testemunhas de eventos do passado, mas podemos tranquilamente fazer inferências sobre o que causou eventos únicos ou singulares com base nas provas disponíveis hoje. Ciências históricas como arqueologia geologia, forense, e Biologia Evolucionária, todas inferem eventos causais do passado para explicar a ocorrência de outros eventos ou para explicar o que observamos hoje .

Sabemos por nossa experiência que erosão é resultado de muita água, chuva, tempestades etc.,  e produz ravinas, em seguida, arroios e, por extensão, cânions. Nós sabemos que agentes inteligentes têm as capacidades de design necessárias para prever e construir uma pirâmide. Forças naturais não tem. Estes são inferências baseadas em nosso conhecimento atual de causa e efeito. Devido à influência do naturalismo metodológico (a posição filosófica de que as explicações científicas deve ser restrito a processos naturais), muitas pessoas afirmam que o design inteligente situa-se além dos limites da ciência. No entanto, uma série de disciplinas científicas se baseiam na capacidade dos cientistas  detectar a atividade de agentes inteligentes e distinguir que a atividade de processos naturais. Por exemplo, os cientistas forenses podem determinar se ou não um indivíduo morreu como resultado de processos naturais, por acidente, ou pela ação intencional de outra pessoa-um agente inteligente. Os antropólogos podem examinar pedaços de rocha e determinar se as pedras foram intencionalmente fabricadas em uma ferramenta por um hominídeo (como os neandertais) ou meramente moldadas por processos naturais. Na busca para identificar civilizações alienígenas, pesquisadores da SETI monitoram radiação eletromagnética emanada de estrelas distantes em busca de assinaturas que levam a marca da agência inteligente. 

A ciência tem o kit de ferramentas para detectar a ação  de um designer inteligente e distingui-la de causas naturais e eventos. Se assim for, então por que  perguntas científicas não deveriam poder determinar se um designer inteligente desempenhou um papel na origem, história e design da vida e do universo? Parece-me que ele pode, e eu diria que ele desempenhou.

A teoria do design inteligente, portanto, qualifica-se como ciência tanto histórica quanto operacional, pois pode ser testada. Nós não podemos observar diretamente a causa da origem da vida ou repetir os eventos que estudamos na história da vida, mas podemos inferir o que é a  causa  mais provável que seja responsável, em base do que conhecemos e sabemos do cotidiano . "Em nossa experiência, a única coisa capaz de causar a origem do código digital ou informações funcionais ou circularidade causal é a inteligência e nós sabemos que a origem da vida e a origem da vida animal, por exemplo, exigiu a produção de justamente estas coisas.

Ciências históricas, e naturalismo metodológico

Existem pelo menos dois métodos científicos. 

Como Stephen C. Meyer explica: As ciências indutivas (pelo qual podemos entender a física, química e outras ciências experimentais, principalmente) são motivados pela pergunta: "Como é que a natureza opera normalmente?" As ciências históricas (pela qual podemos entender cosmologia, geologia, paleontologia, a teoria da evolução e sistemática biológica), por outro lado, são motivadas principalmente pela pergunta: "Como é que este sistema ou objeto veio a ser?" Estes são logicamente questões distintas. Neste último caso, quando perguntamos como algo veio a ser, vamos explicar invocando narrativas ou padrões de eventos causais - métodos que empregam muitas vezes denominados "indutivo" ou "retrodutivo" - para descobrir que conjunto de eventos que explicam melhor as características que observamos no presente.

O estudo histórico é uma questão de probabilidade . Todas e quaisquer teorias históricas são suportadas pela evidência de que não são dedutivas por natureza ( dedutivas = provas absolutas, como na matemática). Podemos considerá-las inferências para a melhor explicação , ou probabilidades Bayesianas , mas elas não podem ser deduções. teorias históricas não são baseadas em experimentos, repetíveis - ou não - nem são teorias históricas sujeitas à verificação empírica . A evidência para a teoria da história pode ser empírica , mas a própria teoria não é . Essas diferenças significam que não se pode simplesmente tratar a ciência e a história como disciplinas similares .

O naturalismo metodológico é necessário na ciência , porque a ciência exige  como uma pré-condição poder investigar as coisas naturais ? 


O x da questão é : Inteligencia é natural, ou sobrenatural ? O que nós podemos ver, sentir, observar, medir, detectar, quantificar, etc., é natural e os efeitos da inteligência se enquadram nesta categoria. Quando não é possível para  produzir qualquer evidência  além de especulação , se coloca de forma abstrata como uma possibilidade, então isso seria não-natural. Inteligencia  ainda é natural pois ela age observavelmente no mundo físico-natural, e nós podemos observar seus efeitos. O que  os neurocientistas estudam o dia todo? Admita-se que consciência e inteligencia , se adotar o dualismo, não é uma entidade física que se possa quantificar ou detectar fisicamente, mas seus efeitos são evidentes a todos. Inteligência portanto é na verdade tanto natural, como sobrenatural. Afinal, o que dizer sobre espíritos desencarnados, que não precisam de um cérebro físico para existir, como comprovado por testes científicos ? 1

O naturalismo metodológico também não é necessário para ciências históricas no entanto. A história não investiga  determinando empiricamente nada. Embora a história não procura responder a perguntas sobre o passado,  exige porem apenas que o passado seja racional. Racional simplesmente significa que há uma razão . Então, se alguma coisa acontecesse que fosse um ato de um designer inteligente/criador no passado, então, enquanto esse ato tinha uma razão , e a ciência histórica pode investigar.

Existem basicamente três possíveis agentes causadores de origem e do universo : 1. Necessidade física 2 Chance ( acaso ) , e 3. Design inteligente / criação.  Este resultado significa que o design inteligente não pode ser inteiramente retirado da consideração nas ciências históricas .  No entanto, evidências ou razões devem ser encontradas para apoiá-los.

Eu sou contra o naturalismo metodológico aplicado em ciências históricas , porque nos ensina a estar satisfeitos com não permitir a evidência científica de eventos históricas a nos levar onde quer que seja .

Naturalismo é apenas uma das possíveis explicações para a origem do universo , o seu ajuste fino , não tem uma resposta sobre a origem da vida, explica muito pouco sobre a biodiversidade , e o que explica , explica mal, não tem explicação sobre questões essenciais , como o surgimento da fotossíntese , sexo, consciência , linguagem , línguas, moralidade. O resumo: ela não tem considerável poder de explicação , o que atrai tantos crentes , é que eles pensam , que este fundamento justifica eles se considerarem a última instância de moralidade, e não há o que se preocupar com  interferência divina em suas decisões. 

A evidência científica é o que observamos na natureza. O entendimento de que como os sistemas e processos biológicos micro e macro funcionam, é o exercício e exploração da ciência. O que se infere a partir da observação , especialmente quando se trata da origem de fenômenos dados na natureza , é filosófico , e com base na indução individual e raciocínio pessoal . O que parece como uma explicação convincente para você , não pode ser atraente para mim, e eu chego eventualmente a conclusões diferentes.


O projeto inteligente é "Criacionismo disfarçado"

Na verdade, as duas teorias são radicalmente diferentes. O criacionismo se move para frente, isto é, ele assume, afirma ou aceita algo sobre Deus e sobre o que um livro religioso tem a dizer sobre as origens; então interpreta observações na natureza para se encaixarem nesse contexto. O design inteligente se move para trás, isto é, ele observa algo interessante na natureza (complexidade, interdependência de mecanismos moleculares,  informações especificadas) e, em seguida, teoriza e testa possíveis maneiras como isso pode ter vindo a ser. O criacionismo é baseada na fé; Design Inteligente é baseado na observação empirica.

Cada abordagem tem um pedigree que remonta a mais de dois mil anos. Notamos a abordagem "para a frente" em Tertuliano, Agostinho, Boaventura, e Anselmo. Agostinho descreveu-o melhor com a frase, "fé em busca de entendimento." Com esses pensadores, a investigação foi baseada na fé. Pelo contrário, descobrimos a orientação "para trás" em Aristóteles, Tomás de Aquino, e Paley. O argumento de Aristóteles, que começa com "movimento na natureza" e as razões de volta a uma "força motriz" - isto é, do efeito para a sua "melhor" explicação causal - é, obviamente, base empírica.

Para dizer então, que Tertuliano, Agostinho, Anselmo (criacionismo) é semelhante à de Aristóteles, Tomás de Aquino, Paley (DI) é equivalente a dizer para a frente é igual para trás. O que poderia ser mais ilógico?

Como o Dr. William Dembski, um dos principais pesquisadores do design inteligente, habilmente declarou:

"O projeto inteligente é. . . uma investigação científica sobre como os padrões exibidos pelos arranjos finitos de matéria podem significar inteligência ".

Na melhor das hipóteses, a ciência é uma busca desenfreada (mas de forma ética e intelectualmente responsável) e progressiva para a verdade sobre o nosso mundo com base em análise fundamentada de observações empíricas. A própria antítese de uma busca desenfreada pela verdade ocorre quando cientistas com antolhos intelectuais e afirmam dogmaticamente que todas as conclusões devem estar em conformidade com a filosofia "materialista". Tal abordagem evita que os fatos falem por si mesmos. A busca da verdade só pode sofrer quando é artificialmente restrita por aqueles que querem impor a ortodoxia materialista por decreto autoritário antes que a investigação ainda nem começou. Esta abordagem, obviamente, suscita a questão, mas, infelizmente, é muito comum entre aqueles que escondem seus preconceitos metafísicos com a autoridade da ciência institucional ou a lei.

Isto é especialmente lamentável, porque a reflexão apenas de um momento é suficiente para concluir que ela é falsa verdade que a ciência deve necessariamente limitar-se a investigação de causas materiais somente. Causas materiais consistem de acaso e necessidade física (as chamadas "leis da natureza") ou uma combinação dos dois. No entanto, os investigadores do mundo já em Platão reconheceram um terceiro tipo de causa existente - atos por um agente inteligente (ou seja, "design"). A experiência confirma para além do menor dúvida de que o agir por agentes inteligentes freqüentemente resultam em sinais empiricamente observáveis ​​de inteligência. Na verdade, se não fosse assim, teríamos de abandonar forense, para citar apenas um dos muitos exemplos, a partir da rubrica de "ciência".

Basta olhar ao seu redor. O próprio fato de que você está lendo esta frase confirma que você é capaz de distingui-la de ruído.

Além disso, o DI satisfaz todas as condições normalmente requeridas para a pesquisa científica (ou seja, observação, hipótese, experimento, conclusão):

1. Baseia-se em dados empíricos: a observação empírica do processo de concepção humana, e propriedades específicas comuns a concepção humana e informação biológica ( informação complexa especificada ICE).

2. É um modelo quantitativo e internamente consistente.

3. É falsificável: qualquer demonstração positiva que ICE pode ser facilmente gerada por outros mecanismos além de projeto é uma falsificação potencial da teoria DI ( TDI).

4. Faz previsões empiricamente testáveis ​​e frutíferas



Última edição por Admin em Seg Jan 11, 2016 7:23 am, editado 1 vez(es)

http://elohim.heavenforum.com

2Design inteligente  é ciência ?  Empty A demarcação na ciencia Dom Out 22, 2017 12:28 pm

Admin


Admin

Ann Gauger: Os defensores do naturalismo metodológico muitas vezes invocam critérios de definição ou "demarcação" que dizem que toda ciência deve ser observável, testável, falsificável, preditiva e repetitiva. A maioria dos filósofos da ciência agora descartam esses critérios porque existem muitas exceções às regras que estabelecem na prática atual da ciência. Nem toda a ciência envolve entidades observáveis ​​ou fenômenos repetitivos, por exemplo - você não pode assistir todas as causas no trabalho ou testemunhar todos os eventos que acontecem repetidas vezes, ainda assim você ainda pode fazer inferências sobre o que causou eventos únicos ou singulares com base nas evidências disponíveis para você. As ciências históricas, como a arqueologia, a geologia, a forense e a biologia evolutiva, inferem todos os eventos causais no passado para explicar a ocorrência de outros eventos ou para explicar as evidências que deixamos no presente. Para que tal inferência funcione, a causa invocada agora deve ser conhecida por produzir o efeito em questão. 

Não é bom propor esquilos voadores como a causa do Grand Canyon, ou um depósito de silte como a causa das pirâmides. Os esquilos não cavam canyons gigantes ou mesmo pequenos, e o silt não move blocos de pedra pesados ​​para uma matriz tridimensional ordenada. No entanto, sabemos por nossa experiência que a erosão pela água corrente pode e produz fenças, depois arroios e, por extensão, cânions. Sabemos que os agentes inteligentes possuem os recursos de design necessários para visualizar e criar uma pirâmide. Nenhuma força natural faz. Estas são inferências baseadas no nosso conhecimento atual de causa e efeito ou "causas agora em operação". 

A teoria do design inteligente também se qualifica como ciência histórica. Não podemos observar diretamente a causa da origem da vida ou repetir os eventos que estudamos na história da vida, mas podemos inferir o que é mais provável que seja responsável, como diz Stephen Meyer, "de nossa experiência repetida e uniforme ". Na nossa experiência, a única coisa capaz de causar a origem do código digital ou a informação funcional ou a circularidade causal é a inteligência e sabemos que a origem da vida e a origem da vida animal exigiram, por exemplo, a produção de tais coisas nos sistemas vivos . Mesmo que outros critérios de demarcação para distinguir a ciência da não-ciência não são mais considerados normativos para todos os ramos da ciência, vale a pena verificar para ver o quão bem as tarifas de design inteligente usando critérios que são relevantes para uma ciência histórica. 

Resumidamente, embora o agente de design postulado pela teoria do design inteligente não seja diretamente observável (como a maioria das entidades causais postadas por cientistas históricos não são), a teoria é testável e faz muitas previsões discriminantes. O livro de Steve Meyer, Signature in the Cell, Capítulos 18 e 19 e Apêndice A, discute isso completamente.

http://elohim.heavenforum.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos