Evidências de Deus , uma fé racional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Evidências de Deus , uma fé racional

este forum tem o propósito de organizar e juntar evidências científicas, filosóficas e racionais pela existência do Deus da biblia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

livre arbitrio

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1livre arbitrio Empty livre arbitrio Qui Abr 23, 2015 3:00 pm

Eljah888



Se o livre-arbítrio não existe, então tudo seria pré-determinado, e as minhas ações são todas pré-determinadas por necessidade física, e não poderia ser uma história diferente do nosso universo do que exatamente o que é. Vamos dizer que eu jogo um pedaço de papel. Eu só decidi jogar aquele pedaço de papel no chão. Eu não acredito que isso foi determinado no início do big bang. eu acho que é ridículo imaginar que todo o desenvolvimento do universo, incluindo, por exemplo, este artigo, foi escrito, foi pré-determinado. Parto do princípio de que algumas das minhas ações não são dadas por funções pré-determinadas da história passada do universo. E o que  sobre as grandes decisões em que nós realmente nos sentimos  inseguros, tem problemas para escolher entre duas ou mais opções, principalmente se  igualmente atraentes , e, finalmente, escolhemos uma opção e agimos ? Parece-me estas são decisões tomadas mediante livre-arbítrio.

2livre arbitrio Empty Re: livre arbitrio Seg Nov 09, 2020 5:18 am

Otangelo



Provas de livre arbítrio

https://reasonandscience.catsboard.com/t1372-free-will-evidence

O argumento do livre arbítrio
1. Ter livre arbítrio significa ter a liberdade de escolher nossas ações, ao invés de tê-las determinadas por alguma causa anterior.
2. Se não temos livre arbítrio, então não somos agentes, pois então não estamos realmente agindo, mas, ao contrário, estamos recebendo uma ação. (É por isso que não punimos as pessoas por ações involuntárias, como um caixa que entrega dinheiro a um ladrão de banco sob a mira de uma arma ou um motorista que fere um pedestre depois que um pneu com defeito explode.)
3. Ser um agente moral significa ser moralmente responsável pelo que se faz.
4. Se não podemos ser moralmente responsáveis ​​por nada que fazemos, então a própria ideia de moralidade não tem sentido.
5. A moralidade não é sem sentido.
6. Temos livre arbítrio.
7. Nós, como agentes morais, não estamos sujeitos às leis da natureza - em particular, os eventos neurais em um cérebro determinado genética e ambientalmente.
8. Somente um ser que está separado das leis da natureza e participa da esfera moral poderia explicar o fato de sermos agentes morais.
9. Somente Deus é um ser que está separado das leis da natureza e participa da esfera moral.
10. Somente Deus pode explicar nosso arbítrio moral.
11. Deus existe.


Se o livre arbítrio não existisse, então tudo seria pré-determinado, e minhas ações são todas pré-determinadas pela necessidade física, e não poderia haver uma história diferente em nosso universo do que exatamente aquela que é. Digamos que eu jogue um pedaço de papel. Decidi apenas jogar aquele pedaço de papel no chão. Não acredito que isso tenha sido determinado no início do big bang. Acho que é ridículo imaginar que todo o desenvolvimento do universo, incluindo, digamos, esta escrita, foi predeterminado. Presumo que algumas de minhas ações não são dadas por funções predeterminadas da história passada do universo. E quanto às grandes decisões em que realmente nos sentimos inseguros, temos dificuldade em escolher entre duas ou mais opções parcialmente ou igualmente atraentes e, em última instância escolher um e agir sobre ele? Parece-me que essas são decisões feitas por livre arbítrio.

Um ateu educado ensina, uma vez que tudo é matéria e o livre-arbítrio não é importante, logo, o livre-arbítrio não existe. Portanto, os ateus não têm escolha a não ser serem ateus e os teístas não têm escolha a não ser serem teístas. Visto que esta é a conclusão lógica de uma posição atesística, para eles argumentar que os teístas não deveriam ser teístas não é lógico.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos